quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A Ilha do Mel

Ilha que faz jus ao nome pelas delícias que oferece para quem gosta de esportes náuticos, surf, pesca esportiva, mergulho, caminhadas a beira mar e noites românticas fazendo, fazendo logo acreditarmos que ali Deus existe.

A Ilha do Mel é uma Estação de Preservação Ecológica desde 1982
e o número de visitantes é controlado.

A Ilha do mel é nova, cerca de 5.000 anos existia um arquipélago formados pelos morros da ilha, nesta época o mar teve uma regressão, e com o tempo a natureza encarregou-se de deixá-la com a atual forma, tornando-se um dos locais mais lindos do mundo.

Existem várias histórias quanto a origem do nome “Ilha do Mel”. Uma das histórias se baseia na exploração do mel silvestre, outra pela cor caramelizada da água proveniente da mata atlântica, ou pela vinda de famílias alemãs que produziam farinha de mandioca (farinha em alemão é Mehl) e antes da segunda guerra a ilha era conhecida como ilha do almirante Mehl, que ali vivia.
Muitos são os atrativos naturais, como praias, morros, vegetação nativa com uma flora bem diversificada, grutas, fontes, fauna com mamíferos, aves, répteis, peixes de água doce, anfíbios. Tudo isso cercado por uma mar de água limpa, habitat de muitas espécies marinhas, sendo o mais observado o boto cinza.

Farol com seus mistérios desde o século XVIII

Gruta das Encantadas e suas histórias de sereias


Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres
Patrimônio Ecológico não apenas da população paranaense, mas de toda a humanidade, a Ilha do Mel tem 95% de sua área composta por ecossistemas de restinga e Floresta Atlântica, o que a elevou à categoria de Estação Ecológica em 1982

Nenhum comentário:

Postar um comentário